Oficina: Sítio Arqueológico e o trabalho do Arqueólogo (5ºB)

Sítio arqueológico é um local onde foram encontrados vestígios de ocupação humana, seja esta ocupação antiga ou recente. É importante destacar que, se o arqueólogo for realmente classificar todos estes lugares, classificaríamos até mesmo nossa própria casa como um patrimônio público. Portanto, não é qualquer lugar com vestígios que são registrados como sítios arqueológicos, mas apenas aqueles que apresentam importância científica para compreensão da história da humanidade. São estes sítios arqueológicos (com raras exceções) que são estudados pelos arqueólogos. Já existem mais de 20 mil sítios arqueológicos registrados em território brasileiro, de acordo com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Turma do 5B atenta ao traballho

Em resumo, o arqueólogo é um cientista que estuda as sociedades e culturas humanas por meio de objetos fabricados e utilizados no passado, encontrados em sítios arqueológicos.

Com conhecimento de história, ele investiga e escava esses sítios arqueológicos e observa marcas deixadas num território com o objetivo de entender como ele foi ocupado. Com isso, traça hipóteses e teorias sobre a evolução das  sociedades.

Pode trabalhar em centros de pesquisa, universidades e também como consultor na elaboração de relatórios de sítios arqueológicos e licenças ambientais, antes da construção de grandes empreendimentos, como hidrelétricas, rodovias ou indústrias.

Os arqueólogos utilizam em seu trabalho diversas ferramentas, como pás, picaretas, réguas, fitas métricas, espátulas e até pincéis! A profissão do arqueólogo não é muito comum no Brasil, pois é uma atividade recente no país. Os atuais cursos de graduação surgiram após o ano 2000 e o número de pós graduação cresceu há pouco tempo. O profissional de arqueologia precisa ter bons conhecimentos em ciências humanas, ciências biológicas, ciências da terra e até mesmo de ciências exatas. O arqueólogo pode ser assim chamado de cientista mais interdisciplinar e multidisciplinar que se possa encontrar. Arqueologia é uma mistura ser detetive, buscando o resgate das origens da humanidade com paixão pelo conhecimento.

A atividade apresentada pela professora Vanessa à turma do 5º ano B é exatamente um resumo do trabalho do arqueólogo. Os alunos realizaram uma oficina do que é um sítio arqueológico, onde aprenderam e se divertiram com as novas descobertas!

Confira as fotos dessa atividade incrível realizada na última quinta-feira (21).

Matricule-se

Escolha a melhor educação para o seu filho! Agende uma visita com nossa Secretaria pelo telefone ou preencha o formulário.

ATENÇÃO ALUNOS TTI

(Técnico Transações Imobiliárias)

Nossa plataforma foi atualizada e o novo acesso

ao curso será nesse link clique aqui!