Primeira Aula de Judô 2019

A última quarta-feira (27) foi muito animada! Retornamos as aulas de Judô com o Sensei Fábio Lenci.

Lenci é faixa preta 1° Dan e filiado à FPJ (Federação Paulista de Judô), CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e a FIJ (Federação Internacional de Judô). Com uma extensa trajetória nesta modalidade, participou de dezenas de competições e alcançou vitórias em território nacional e fora do país também. Foi campeão da Copa São Paulo (categoria meio leve), vice campeão brasileiro em 2002, tetra campeão paulista (2009, 2010, 2011 e 2012). Foi terceiro colocado no Sul-americano de 2011 em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul e terceiro colocado no Pan-americano de 2012 em Porto Alegre.

Com essa trajetória de sucesso, Lenci ainda se dedica a uma projeto social em nossa região, além de dar aulas e integrar a Comissão Técnica no Sport Club Corinthians. É importante destacar todo o cuidado que o Sensei tem ao ministrar a aula aos nossos alunos.

A arte do "Caminho Suave"

O judô foi inventado em 1882 pelo japonês Jigoro Kano, praticante de jiu-jitsu. A idéia era criar uma luta cujos golpes fossem aplicados com mais inteligência do que força. Depois de muito pesquisar as artes marciais da época, Kano divulgou o judô – “caminho suave”, em japonês - Ju (suave) e Do (caminho ou via). A intenção de transformar uma arte marcial tão antiga e popular em outra deve-se, provavelmente, à sua formação de filósofo: Kano modificou as técnicas de luta exclusivas para combate em uma arte que se propõe a formar o ser humano, baseando-se na percepção de sua limitação para ultrapassá-la. Além de tornar o ensino da arte marcial como um esporte, Jigoro Kano desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Assim, ele pretendeu que a prática do Judô fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.

Código Moral

Visando fortalecer o caráter filosófico da prática do judô e fazer com que os praticantes do judô crescessem como pessoas, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:

- Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
- Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
- Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
- Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
- Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
- Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
- Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
- Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

Jigoto Kano

Ao longo de sua vida, Jigoro Kano alcançou o doutorado em Judô, uma graduação equivalente ao 12º Dan, honraria concedida apenas ao criador do esporte. Ele trabalhou constantemente para garantir o desenvolvimento do atletismo e do esporte japonês de uma maneira em geral e, como resultado de seus esforços, muitas vezes é chamado de "Pai dos Esportes Japoneses”. Em 1935, ele foi premiado com o prêmio Asahi por sua excepcional contribuição para a organização do esporte no Japão durante sua vida.

O Judô no Brasil

A imigração japonesa foi fator determinante para a entrada do esporte no país. O mestre Takaharu Saigo começou a ensinar a luta no fim da década de 1910, em São Paulo. A partir de 1964, o judô virou esporte olímpico nos Jogos de Tóquio. Desde então, o Brasil já conquistou duas medalhas de ouro, três de prata e 10 de bronze.

Matricule-se

Escolha a melhor educação para o seu filho! Agende uma visita com nossa Secretaria pelo telefone ou preencha o formulário.